Local: Universidade Federal do
Maranhão/Auditório da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais da UFMA
Dias 06, 07 e 08 de agosto de 2014
Tema: Imaginário, Arte e Educação
da Alma
EMENTA DO ENCONTRO:
O que é alma? Como, onde e para que ela se
manifesta? O que ela tem a nos dizer sobre nós mesmos e o mundo? Qual é sua
linguagem? Como pode ser cultivada e/ou destruída? A alma está presente apenas
em nós, seres racionais, ou também nos outros seres vivos e no mundo? As
diversas culturas buscam incessantemente um lugar, em nossa experiência, para a
integração da dimensão concreta e tangível da existência humana, bem como da
instância intelectual, lógica-racional com esse aspecto misterioso e impalpável
de nossa natureza, que não se deixa reduzir nem sujeitar. Este encontro visa
refletir acerca de algumas alternativas para uma educação do cultivo da alma,
aqui entendida de acordo com Jung e os pós-junguianos, como arquétipo da vida,
o que nos oferece inúmeros caminhos para abordá-la. Seja para os que a vêem
como a própria subjetividade, seja para os que a consideram como uma
"perspectiva entre", na qual ela se confunde com o imaginário de
Gilbert Durand, seja para os que a enxergam como uma instância que, dentro nós,
nos ensina a sentir, imaginar e morrer. Trazer a alma de volta à cultura, por
meio da educação, é o grande desafio deste momento histórico de esgotamento do
paradigma hegemônico da razão instrumental. O encontro proposto, engajado com
os paradigmas emergentes em cultura e educação, pretende discutir como e por
que razões a escola tem evitado debater e incluir, em seus currículos e
programas, as possibilidades de uma educação do cultivo da alma, impedindo
assim a humanização plena daqueles a quem cabe a ela formar. O encontro
pretende igualmente refletir sobre a Arte como poderoso mediador simbólico, o
qual nos mune com imagens, nos estimula a recriá-las e projetá-las no mundo e
nos prepara para retomar o viver em comunidade, o qual nos confere significado
enquanto indivíduos, ancorando-nos no passado, ajudando-nos a viver o presente
em plenitude e dirigindo-nos para um futuro possível e, quem sabe, melhor.
EIXOS
TEMÁTICOS PARA SUBMISSÕES DE COMUNICAÇÕES E POSTERS
Eixo
1 – Arte e Alma brasileiras (incluído trabalhos sobre as especificidades de
cada lugar)
Nesse eixo deverão ser inscritos trabalhos oriundos
de pesquisas concluídas ou em andamento desde que já apresentem resultados
consistentes, de artigos ou relatos de experiências e que realizem uma reflexão
aprofundada sobre as especificidades da alma brasileira e suas representações
artísticas em qualquer linguagem e em qualquer lugar do território brasileiro,
incluindo as artes ditas populares.
Eixo
2 – Pesquisas em Imaginário e Educação da Alma
Nesse eixo deverão ser inscritos trabalhos oriundos
apenas de pesquisas independentes ou de grupos institucionais, já concluídas e
que realizem uma reflexão sobre imaginário e educação da alma no campo da arte
e da educação, inter-relacionadas ou não. Serão aceitos trabalhos de pesquisas
institucionais ou oriundas de mestrados, doutorados, pós doutorados, trabalhos
de conclusões de curso de graduação ou de especialização. Inclusive pesquisas
de iniciação científica, desde que já concluídas.
Eixo
3 – Educação e Espiritualidade
Nesse eixo deverão ser inscritos trabalhos oriundos
de pesquisas concluídas ou em andamento desde que já apresentem resultados
consistentes, de artigos ou relatos de experiências e que realizem uma reflexão
aprofundada sobre a relação educação e espiritualidade, aqui entendida em seu
sentido amplo de ligação do humano com o sagrado e a transcendência, em suas diversas formas, dando-se abertura
para trabalhos também no campo da teologia e da ciência das religiões, desde
que voltadas para a educação em um mundo
plural.
Eixo
4 – Escola e Educação da Alma
Nesse eixo deverão ser inscritos trabalhos oriundos
de pesquisas concluídas ou em andamento desde que já apresentem resultados
consistentes, de artigos ou relatos de experiências e que realizem uma reflexão
aprofundada sobre a relação específica da Escola com a Educação da Alma. Trabalhos que contribuam para que possamos
conhecer melhor de que forma a escola está trabalhando ou não uma educação que
leva em conta a dimensão arquetipal da alma como vida.
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