quinta-feira, 15 de maio de 2014

V SEMINÁRIO ARTE E IMAGINÁRIO NA EDUCAÇÃO

Local: Universidade Federal do Maranhão/Auditório da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais da UFMA
Dias 06, 07 e 08  de agosto de 2014
Tema: Imaginário, Arte e Educação da Alma
EMENTA DO ENCONTRO:
O que é alma? Como, onde e para que ela se manifesta? O que ela tem a nos dizer sobre nós mesmos e o mundo? Qual é sua linguagem? Como pode ser cultivada e/ou destruída? A alma está presente apenas em nós, seres racionais, ou também nos outros seres vivos e no mundo? As diversas culturas buscam incessantemente um lugar, em nossa experiência, para a integração da dimensão concreta e tangível da existência humana, bem como da instância intelectual, lógica-racional com esse aspecto misterioso e impalpável de nossa natureza, que não se deixa reduzir nem sujeitar. Este encontro visa refletir acerca de algumas alternativas para uma educação do cultivo da alma, aqui entendida de acordo com Jung e os pós-junguianos, como arquétipo da vida, o que nos oferece inúmeros caminhos para abordá-la. Seja para os que a vêem como a própria subjetividade, seja para os que a consideram como uma "perspectiva entre", na qual ela se confunde com o imaginário de Gilbert Durand, seja para os que a enxergam como uma instância que, dentro nós, nos ensina a sentir, imaginar e morrer. Trazer a alma de volta à cultura, por meio da educação, é o grande desafio deste momento histórico de esgotamento do paradigma hegemônico da razão instrumental. O encontro proposto, engajado com os paradigmas emergentes em cultura e educação, pretende discutir como e por que razões a escola tem evitado debater e incluir, em seus currículos e programas, as possibilidades de uma educação do cultivo da alma, impedindo assim a humanização plena daqueles a quem cabe a ela formar. O encontro pretende igualmente refletir sobre a Arte como poderoso mediador simbólico, o qual nos mune com imagens, nos estimula a recriá-las e projetá-las no mundo e nos prepara para retomar o viver em comunidade, o qual nos confere significado enquanto indivíduos, ancorando-nos no passado, ajudando-nos a viver o presente em plenitude e dirigindo-nos para um futuro possível e, quem sabe, melhor.
 EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÕES DE COMUNICAÇÕES E POSTERS         
Eixo 1 – Arte e Alma brasileiras (incluído trabalhos sobre as especificidades de cada lugar)
Nesse eixo deverão ser inscritos trabalhos oriundos de pesquisas concluídas ou em andamento desde que já apresentem resultados consistentes, de artigos ou relatos de experiências e que realizem uma reflexão aprofundada sobre as especificidades da alma brasileira e suas representações artísticas em qualquer linguagem e em qualquer lugar do território brasileiro, incluindo as artes ditas populares.
 Eixo 2 – Pesquisas em Imaginário e Educação da Alma
Nesse eixo deverão ser inscritos trabalhos oriundos apenas de pesquisas independentes ou de grupos institucionais, já concluídas e que realizem uma reflexão sobre imaginário e educação da alma no campo da arte e da educação, inter-relacionadas ou não. Serão aceitos trabalhos de pesquisas institucionais ou oriundas de mestrados, doutorados, pós doutorados, trabalhos de conclusões de curso de graduação ou de especialização. Inclusive pesquisas de iniciação científica, desde que já concluídas.
 Eixo 3 – Educação e Espiritualidade 
Nesse eixo deverão ser inscritos trabalhos oriundos de pesquisas concluídas ou em andamento desde que já apresentem resultados consistentes, de artigos ou relatos de experiências e que realizem uma reflexão aprofundada sobre a relação educação e espiritualidade, aqui entendida em seu sentido amplo de ligação do humano com o sagrado e a transcendência,  em suas diversas formas, dando-se abertura para trabalhos também no campo da teologia e da ciência das religiões, desde que  voltadas para a educação em um mundo plural.
 Eixo 4 – Escola e Educação da Alma

Nesse eixo deverão ser inscritos trabalhos oriundos de pesquisas concluídas ou em andamento desde que já apresentem resultados consistentes, de artigos ou relatos de experiências e que realizem uma reflexão aprofundada sobre a relação específica da Escola com a Educação da Alma.  Trabalhos que contribuam para que possamos conhecer melhor de que forma a escola está trabalhando ou não uma educação que leva em conta a dimensão arquetipal da alma como vida.

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